Siga nossas dicas para manter seus dreads no estilo sem prejudicar seu cabelo e couro cabeludo!
Dreadlocks não são comuns apenas entre os membros do movimento Rastafári: homens e mulheres de várias crenças são adeptos do estilo e cultivam sua cabeleira por estética ou manifestação sociocultural.
Os dreads são quase tão antigos quanto a própria humanidade. Cabelos com estilo bem semelhante aos dreads atuais foram encontrados em múmias no Peru, com data de aproximadamente 200 a 800 D.C., e também em corpos de sacerdotes Astecas dos séculos 14 e 15.
Cuidados essenciais
Se você acabou de fazer seus dreads, saiba que além das manutenções mensais ao longo dos seis primeiros meses, você também precisa fazer diariamente uma manutenção caseira bem básica: esfregar os dreads com as palmas das mãos de cima até embaixo, este movimento mantém o formato das mechas e é fundamental durante o período de fixação – que dura entre 3 e 6 meses.
Como lavar
Muitas pessoas pensam que nunca é preciso lavar os dreads e estão muito enganadas, pense sobre o odor e a saúde do seu couro cabeludo, especialmente se possui cabelos oleosos. Hoje temos no Brasil produtos como Shampoo Removedor de Resíduos Meus Dreads meu Brio da SoulBrio, que nos auxiliam nos cuidados com os dreads, sem precisar usar produtos alternativos!
Lave quando sentir a necessidade e siga as mesmas regras que seguia com o seu cabelo normal: se os seus fios forem oleosos, lave mais vezes por semana. Em vez de esfregar o shampoo no seu cabelo, deve-se ensaboar e permitir que seu cabelo absorva o shampoo. Esprema seus dreads do jeito que você faria com uma esponja, com água limpa correndo sobre seu cabelo até que todo o shampoo saia.
Secagem
Nunca use uma toalha para esfregar seus dreads, como você faria em um cabelo comum. A toalha vai deixá-los crespos e bagunçados passe suavemente uma toalha em seus dreadlocks e deixe o cabelo secar ao vento ou usar um secador de cabelo, mas nunca em alta temperatura pois pode prejudicar os fios. Certifique-se que os dreads estejam bem secos, afim de evitar que o couro cabeludo fique úmido e gere complicações como coceira, quebra, fungos e até mau cheiro.
Manutenção
É recomendado a manutenções trimestrais, principalmente porque a raiz começa a crescer. Se não puder fazê-lo sozinho, peça ajuda a um amigo. Isto vai servir para voltar a colocar dentro do dread os cabelos que se soltarem.